Tuesday, August 28, 2012

QUASE NAUFRÁGIO


As ondas subiam por cima do barco
o barco entrava
no caracol das ondas
o vento subia pelos cabelos
os olhos subiam até às estrelas
os homens lançavam o medo nas vozes



E até a luz da lua
descendo pelas nuvens
fazia desenhos de medo sobre as águas


E no fundo do barco
que pensamentos na cabeça divina
dormem
alheios à tempestade?


21/4/2012

Saturday, August 18, 2012

BANDA DESENHADA EVANGÉLICA



Em notas de trabalho sobre a “Saudade”, José Ortega y Gasset escreveu que a “saudade não é um tema português; é o tema português. A saudade é o desejo de voltar.
À adolescência, por exemplo.
Intróito necessário para uma lembrança “literária”, dessas que surgem como o cometa Halley, e depois se perdem entre as galáxias das décadas e de inúmeras coisas úteis, literariamente falando, e outras meramente editoriais oportunísticas e meras nebulosas, no mau sentido, no “sistema solar” das nossas editoras evangélicas, que não são mais que entrepostos da colonização das traduções de má qualidade, teológica e literária.
Intróito talvez já longo para falar de “ As Viagens do Apóstolo Paulo”.

Banda desenhada, melhor, arquétipo de banda desenhada na melhor tradição sueca da primeira metade do século XX, publicada em revistas de conteúdo evangélico. O autor foi um artista, pintor e, possivelmente, escritor sueco, Bror Oscar Belfrage (nascido em 1905-), que em 1960 vivenciou através dos desenhos a preto-e-branco, das legendas e dos textos do próprio Livro dos Actos dos Apóstolos a vida e as viagens do Apóstolo dos Gentios.

O primeiro volume dá-nos a conhecer a personagem Saulo/Paulo a partir do encontro com Jesus na estrada de Damasco. Explica detalhes da vida quotidiana na Grécia e Chipre, no tempo paulino. O segundo, culmina com as viagens e as vivências do Apóstolo de Malta até à Itália.

Contextualiza geografias com os episódios em que Paulo desenvolve a sua pregação do Evangelho. Reproduz capítulos inteiros dos Actos, designadamente no 2º volume, a partir do cap. 25, ipsis verbis, como suporte textual da banda desenhada.

Foram ambos os volumes editados em Portugal pela antiga Casa Publicadora das Assembleias de Deus, ainda na sede da Rua Senhora do Monte, 14, à Graça, Lisboa, e impressos na Suécia, ou em fins da década de 50, ou com toda a certeza entre 1960 e 1962 ( esta data está manuscrita num dos volumes, pelo punho do meu Pai ( José Parreira, 4/10/1962) )

18/8/2012

Thursday, August 02, 2012

DISCUSSÕES DIVINIZADAS

                                         
Adão discute com Deus sobre os erros alheios, os da sua mulher.

Caim discute com Deus convencido de que Deus não é Omnipresente.

Abraão discute com Deus sobre as probabilidades da demografia dos justos em Sodoma.

Jacob discute com o Anjo do Senhor, esgrimindo argumentos terrenos, à força de braços.

©