Tuesday, September 27, 2011

A Casa de Bernarda Alba


 “- A Madalena desmaiou. - É a que fica mais só”
Garcia Lorca


A tristeza de habitar
entre mulheres sozinhas
com sinos
dentro da cabeça

Olhares perdidos nos tectos
entre os ângulos das sancas
e o frio
solitário das paredes
as mulheres no escuro
dos vestidos

Com a saudade
que tem retratos nas mesas
e velhos poetas espessos
nas estantes
e grossas portas fechadas
com o mofo da tristeza a habitar
estas ninfas do silêncio.

14/10/2009

Thursday, September 22, 2011

O VERBO NÃO SE FEZ APENAS CARNE

A afirmação joanina “o Verbo se fez carne”, no Prólogo do seu Evangelho, é uma declaração teológica, primordial, cristológica obviamente, do mesmo modo que é, em seguida, antropológica.

Toda a asserção vai no sentido de nos fazer entender que o Verbo não apenas se fez carne, mas tomou também a forma inefável dos sentimentos do homem. Não se reconhecia esta verdade no próprio século de Jesus Cristo, quando os docéticos oriundos do gnosticismo afirmavam que Cristo era um espírito apenas, quando não um fantasma, sem carne, com um corpo aparente, negando-Lhe assim a humanidade.

O facto incontroverso, é que o Verbo habitou entre nós, em toda a extensão do Ser, não obstante sem pecado.

O “habitar” entre nós do Evangelho de João não foi por motivos exteriores, uma morada geográfica, numa cidade ou numa vila, numa casa, num quarto, um bilhete de identidade que a administração do território exige; o “habitar” é meta-histórico, era algo que, no grego, brotava do significado “tenda”, ou “tabernáculo”, vocábulo que o apóstolo Paulo elevara à categoria do simbólico, da metáfora de “corpo” na sua segunda epístola aos coríntios, que, como é sabido, é anterior ao evangelho joanino.

Veio para o que era seu
«Cristo não veio ao inferno, mas ao “que era seu”», esta formulação feliz dá-nos a dimensão do mundo (cosmos) que Deus amou.  O teólogo Dietrich Bonhoeffer, mártir cristão protestante moderno sob o regime nazi, afirmou-a no seu livro Ética. A índole teológica e moral desta obra reflexiva, também contra a “grande mascarada do mal”, personificada no nazismo, conduziu Bonhoeffer a uma cristologia perto do homem. Uma cristologia, como não poderia deixar de ser, a favor do mundo.

8/2011

Monday, September 12, 2011

A Pomba



(Piero de La Francesca)

A pomba contra o preconceito
que descia
passou todas as fronteiras
nas margens do Jordão
um sinal pairando, mais do que um sinal
uma voz
acomodava a beleza divina
nos ouvidos, a voz
do Pai que ilumina o Filho.

12/9/2011


Wednesday, September 07, 2011

Por um rio que havia em Babilónia




Por um rio que havia em Babilónia
nossos olhos perguntavam pela foz
nossas mãos colhiam e deixavam
passar por entre os dedos as estrelas
num rio que havia em Babilónia
nas margens assentamos
o coração cansado
e os cordeiros, como as harpas
presos aos salgueiros
a um rio que havia em Babilónia
descalçamos as alparcas
e lançamos orações
como a um muro de águas.


1/9/2011