Friday, August 29, 2008

O que estão a fazer à Igreja?

Ler trecho do livro (pdf)

BlockquoteLiberais, neo-ortodoxos, libertinos e neopentecostais, não escapam da escrita certeira de Augustus, cujo objetivo com a publicação de O que estão fazendo com a igreja vai muito além da simples (e saudável) polêmica. Seu desejo é fortalecer os que insistem em seguir a fé bíblica conforme entendida pelo cristianismo histórico. Sem esquecer as mazelas de conservadores, fundamentalistas e neopuritanos, Augustus traça um panorama do complexo cenário evangélico com a firmeza que lhe é peculiar.

Tuesday, August 26, 2008

"Papéis na Gaveta" (1)

Revista Novas de Alegria, Janeiro de 1965, segundo artigo publicado pelo autor quando jovem, há 43 anos.


Saturday, August 23, 2008

Os nossos sincretismos

BlockquoteBaseados numa noção universalista (católicos), numa ortodoxia doutrinária (ortodoxos), no nome de um fundador (luteranos), de um processo histórico (reformados), de uma forma de governo eclesial (presbiterianos), de um rito religioso (anabaptistas), de uma praxis (puritanos), de um nacionalismo (anglicanos), de uma doutrina (pentecostais), de um processo político (episcopais), ou até de uma recusa em admitir designação específica (irmãos), os cristãos foram levantando muros entre eles que os fizeram tornar-se escândalo para o mundo.Segundo Walter Waltmann, do Conselho Mundial de Igrejas (WCC), existem hoje “mais de 38 mil tipos de denominações cristãs diferentes, entre católicos, ortodoxos, anglicanos, metodistas, luteranos, baptistas, presbiterianos, pentecostais e neopentecostais” entre outros (1).

Para ler tudo em Rótulos

in http://ovelhaperdida.wordpress.com/

Friday, August 15, 2008

Atenas sem Igreja


Atenas Sem Igreja - Conferir no Portal da Aliança Evangélica


BlockquoteUma revista de referência internacional da teologia cristã evangélica como a Christianity Today sublinhou a importância do estudo sobre o apóstolo Paulo neste século XXI. Referindo comentários bíblicos e compêndios de teologia, trouxe a lume em Agosto de 2007 um extenso artigo, no qual a pregação de Paulo foi reavaliada e reafirmada e, também, acrescentada uma nova perspectiva sobre o apóstolo. Designadamente no que concerne à doutrina fundamental da Justificação pela Fé.
Como sabemos, não foi esta a pregação de Paulo em Atenas. Nem o apóstolo escolheu, por si mesmo, deslocar-se aí. Não estava nas suas prioridades apostólicas e missionárias.
Paulo poderia dizer como Demócrito(V a.C) «cheguei a Atenas, e ninguém me conheceu», como um sábio ignorado.

Thursday, August 14, 2008

Não podemos apagar a Imago Dei

Imago Dei

BlockquoteHá temas que são de desconfortável abordagem para um evangélico. Coisas que sempre se ouviram ensinar da mesma forma e que parece quase heresia questionar. Mas o facto é que a minha perspectiva de vivência cristã passa exactamente pelo questionamento permanente das bases da nossa fé, sob pena de ela se tornar uma tradição sem substância e deixar de ser um fundamento, uma certeza.Vem isto a propósito da condição que diferentes ramos do Cristianismo atribuem aos homens: somos apenas criaturas de Deus ou filhos de Deus?

Texto oportuno do meu amigo Brissos Lino, para ler ali em A Ovelha Perdida

Wednesday, August 13, 2008

Friday, August 08, 2008

Nota de pé-de-página (3)

A questão dos judeus com as Escrituras residia no facto de eles serem fiéis depositários das palavras de Deus.
Em parte por esse privilégio, séculos depois na Idade Média iriam criar a Cabala (o Kabbalah ), que é genericamente a Tradição, tudo quanto receberam dos seus antepassados. Explicações, máximas, rituais, mistérios.
Porém, antes de tudo isso, que se constitui como filosafia mística, muito anterior ao refúgio da cultura judaica após o ano 70 A.D. nas margens do Eufrates ou em Jamnia, os judeus receberam de Jeová as Escrituras.

Porém, ao exame das mesmas sobre o Messias, preferiram estabelecer um corpus filosófico esotérico para os iniciados. Antes, muito antes dos Talmud e Midrash, os Targums e os 613 mandamentos, Jesus Cristo afirmou-lhes «Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam », João, 5, 39
Com objectividade, o apóstolo Paulo perguntava, na base das vantagens do ser judeu, quando escreve a Carta aos Romanos( 3,1,2): «Qual é logo a vantagem do judeu?(...) Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas ».
Todos os acontecimentos da História Judaica vieram, antes e depois de Jesus Cristo, a dar razão a tal facto. Asseguraram tanto na História Bíblica como na pós-Bíblica - como gostam de dizer os historiadores do judaismo- a relação especial de Deus com o povo judeu.
Este povo é único no mundo e tem como história fundacional livros sagrados, pertencentes ao canon da Bíblia Sagrada, do Velho Testamento. Bastaria isso para fazer dele um povo importante, mas acresce ainda que Deus não lhe confiou apenas a história da relação única Consigo, na dimensão do Sagrado, mas também fê-lo depositário da Sua Palavra Sagrada.
Paulo coloca os privilégios nesse plano das vantagens que implicam em absoluto responsabilidades.
Responsabilidades tais que se mantêm e se reganham mesmo quando os judeus se convertem a Jesus Cristo. Fazemos aqui uma menção a uma oportuna recentíssima declaração da Aliança Evangélica Europeia sobre o Evangelho e os Judeus, segundo a qual - e citamos ipsis verbis - «Achamos deplorável que se usem enganos ou coerção no evangelismo(dos judeus), no entanto rejeitamos a noção de que é enganoso que os seguidores de Jesus Cristo que nasceram no povo Judeu deixem de se identificar como Judeus (e cita-se Romanos,11,1) ».
Com efeito, Deus não tem rejeitado o Seu Povo, independentemente da profética e histórica não aceitação do Messias de Israel em Jesus Cristo por parte dos Judeus.

O Tempo que passou (2)

Edição de Junho e Julho de 1966, respectivamente

Tuesday, August 05, 2008

O efémero

Uma paródia feita sobre um quadro de Edward Hooper: James Dean, Humphrey Bogart, Marilyn Monroe e Elvis Presley.
Cada um representando o seu próprio drama, que a memória de vidro exibe e esquece, simultaneamente. No mundo, a montra do efémero.

Sunday, August 03, 2008